O município está na última fase de vacinação, ao passo que finaliza a fase de comorbidades e deficiências
Um total de 13.000 (treze mil) pessoas foi vacinado contra a Covid-19 em Pedra Branca, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. A totalidade alcançada até aqui representa cerca de 30% do número de habitantes (43.309, segundo a estimativa de 2020 do IBGE).
Com a fase dos idosos (primeiro grupo fora do conjunto de prestadores de serviços prioritários a serem imunizados) concluída – e das comorbidades e deficiências em andamento, já em processos finais -, a população geral está sendo imunizada. Até a produção desta matéria, a fase final de vacinação aplicou dose em pessoas com idades entre 50 e 59 anos.
VACINAS EM SOLO
De acordo com o site oficial da Prefeitura Municipal (pedrabranca.ce.gov.br), a Butantan/CoronaVac é a vacina predominante no recebimento de imunizantes até aqui. O intervalo entre as duas doses desta vacina é de 14 à 28 dias. Já o intervalo entre as doses da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, recebida em menor quantidade, é de 12 semanas.
Isso significa que, comparando o intervalo entre as doses das duas vacinas, o restante da população será imunizada mais rapidamente mediante uso predominante da CoronaVac. No entanto, alguns fatores como taxas de produção e distribuição, além de critérios de aplicação, devem ser levados em conta.
COVID-19 NO MUNICÍPIO
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura (24/06), o município totaliza 1.696 casos confirmados, 1.285 curas e 55 óbitos. Com 307, o Bairro Santa Maria e o distrito de Mineirolândia empatam no número de casos confirmados, seguidos por Centro (286), Santa Terezinha (173), Bugari (162) e Santa Úrsula (137), no grupo das regiões com mais de 100 confirmações. Esses números refletem o total desde o início da pandemia.
Ainda de acordo com a gestão municipal, há dois casos de UTI, 12 de clínica médica (transferidos), 3 de óbitos em investigação e nenhum de isolamento.
Portal SV TV – Redação: Deyvid Douglas